DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
MULHERES E JOVENS NA AMAZÔNIA NADANDO CONTRA A CORRENTE
CIA PAPO SHOW
Teatro, Mamulengo, Música, Poesia, Literatura, Desenho, Pintura, Fotografia e Audiovisual
Altamira, PA
A Cia Papo Show desenvolveu-se e fortaleceu- se no contexto sociocultural e socioambiental do recorte territorial denominado TransXingu, compreendendo os municípios a margem da BR-230, a Rodovia Transamazônica e os municípios do Baixo e Médio Xingu, a saber Altamira, Vitoria do Xingu, Senador Jose Porfírio, Anapu, Pacajá, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará.
É nesse contexto e no bojo do movimento social, mais precisamente do movimento cultural, que se consolida. A partir de um grupo de artistas e arte- educadores que passam a se utilizar das linguagens artísticas como instrumento de afirmação identitária e um mecanismo de diálogo num contexto hierárquico e cartesiano de relações, possibilitando assim, uma estratégia de gestão compartilhada da cultura e da educação ambiental.
As atividades artísticas da companhia visam uma forma de sinalizar para um novo modelo de gestão e relação social que afirme a cultura como fator de sustentabilidade local e que afirme a importância da região do Xingu no cenário paraense e nacional.
A Cia PapoShow faz arte e além disso a conecta as questões ambientais e sociais urgentes das comunidades, pautando o protagonismo juvenil e feminino, a autonomia dos grupos e o empoderamento social como projeto de sociedade pretendido.