DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
MULHERES E JOVENS NA AMAZÔNIA NADANDO CONTRA A CORRENTE
ARTISTAS
Conheça um pouco da vida e obra dos artistas Piracema
Lunara é fotógrafa e artista visual de Altamira, no Pará, região da Transamazônica. Formada em Produção Cultural pelo Instituto Federal do Pará, trabalha com audiovisual, fotografia e colagem digital desde 2017.
Ator pernambucano autodidata com experiência na música, poesia, circo e manipulação de bonecos, tem em sua vivência inúmeros trabalhos realizados como diretor teatral e oficineiro educacional.
Ávylla Duarte começou a pintar e escrever em 2016. Sua produção artística envolve principalmente a poesia, o desenho e a pintura, utilizando técnicas como aquarela, óleo sobre tela, lápis de desenho e carvão vegetal.
Gardênia da Costa Silva nasceu em Picos do Piauí e mora em Imperatriz do Maranhão desde os cinco anos de idade. O artesanato é sua principal profissão desde 2017, mas foi ainda na adolescência que descobriu sua vocação.
Maria Araceles Barbosa de Lima recebeu todo o axé de feitura ainda na barriga da mãe: como dizem, “nasceu feita” no rio Acaraí, município de Porto de Moz, Pará. Mais conhecida como Mãe Nayara, fundou o Yllê de Mina Nangô Ogum Beira Mar, terreiro de desenvolvimento e feitura, localizado na cidade de Altamira, Pará, onde foi morar ainda muito jovem.
Professora de música formada (canto, violão, piano, percussão e ukulele), instrumentista, cantora, compositora e amante da gastronomia. Apresenta-se na noite de Imperatriz, também é instrumentista para outros artistas, como Lena Garcia.
Patrícia Marques Anacleto (Patty Marques), é atriz, formada através de um curso profissionalizante do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (CDVDH). Sempre foi apaixonada pela arte de atuar.
Ruaní é natural de Imperatriz, do Maranhão, artista. Professora pelo Estado em que nasceu, mulher preta e mãe de um adolescente. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas da UFMA, graduada em História pela UEMA e graduada em Direito pela Unisulma.
Iza Maria é socióloga de formação e artista por paixão, desenvolve trabalhos de pintura a partir de reflexões sobre questões femininas, com temas ligados às imposições patriarcais sobre a vida das mulheres, o controle das corpas, objetificação, heteronormatividade e o direito à autodeterminação sexual e afetiva.
Ator e educador físico, Abrão Mayoruna nasceu na aldeia 31, Vale do Javari. Indígena do povo Matses, é o primeiro de seu povo a atuar em uma série para a TV paga.
Lília Diniz é uma multiartista maranhense. Atriz, dramaturga, cantora, poeta, produtora, arte educadora e brincante.
Paulo é compositor e cantor e exerce a profissão de professor. Tem como referência de criação artística as históricas militâncias em defesa e promoção da vida, da terra e suas raízes ancestrais. Procura fazer de suas canções uma expressão de identidade e afirmação cultural dos povos na sua diversidade. Paulo é Mestre em Ensino de História. Foi o segundo colocado no Concurso Nacional de Escolha de Música do Movimento de Cursilhos.
Arte-educadora, bailarina, preparadora corporal e coreógrafa. Formada em Educação Artística, especialista em Arte Multimídia pela Universidade Federal do Amazonas, e especialista em Dança Educação pela Universidade Estadual do Amazonas.
Lena Garcia é intérprete, compositora e instrumentista. De formação autodidata, desde os anos 90 participa de eventos culturais em Imperatriz, São Luís e outras cidades do Maranhão e do Brasil.
Fernando Barros trabalha com artes plásticas e músicas, além de ser um multi-artista, nascido e criado em Altamira. Devido a gostar de algumas apresentações artísticas assistidas por ele o mesmo foi gostando e foi de forma independente criando sua própria arte.